sexta-feira, 23 de maio de 2014

Entrevista com Larissa Gunia (Assunto Sobre Livros)

Fui entrevistada pela futura jornalista Julli da Costa Massena que faz faculdade na PUC. Ela já conhece o blog e a página há algum tempo e me convidou a ser a entrevistada para o seu trabalho acadêmico.
Achei as perguntas muito bem elaboradas e adorei participar da entrevista.
Hoje, com a disseminação das redes sociais, os blogs passaram a ser usados menos para desabafos e relatos pessoais e mais como ferramentas de trabalho. Na chamada blogosfera, encontramos portais dedicados aos mais diversos temas: música, fotografia, moda, arte, comunicação, política e até mesmo como sites oficias de empresas.
Atualmente, a literatura para jovens e adultos tem ganhado destaque pelo trabalho de autores como John Green (A culpa é das estrelas), Suzanne Collins (Jogos Vorazes), Stephenie Meyer (Crepúsculo e A Hospedeira) e a brasileira Carol Munhoz (O Inverno das Fadas). Suas sagas e séries conquistaram jovens leitores por tratarem de temas atuais e relevantes, misturados a boas doses de romance adolescente. E é claro que não faltariam blogueiros pra falar do assunto. É o caso da estudante Larissa Gunia, de 17 anos, Ela se define como futura psicóloga e compradora compulsiva, gosta de séries como Friends, The Big Bang Theory e Pretty Little Liars. Uma adolescente normal mas que desde cedo se destacou por uma paixão em especial: A leitura. Larissa conta sobre o trabalho no Assunto Sobre Livros, um blog que começou como hobby e tem se profissionalizado cada vez mais.

- De onde veio a paixão pelo hábito da leitura?
Minha paixão pela leitura começou nos meus 8 anos de idade. Lembro que o meu pai vivia me presenteando com livros infantis, mas a partir disso comecei a frequentar a biblioteca da escola e o primeiro livro que me encantou foi Odisséia do Homero.

- Como e quando começou com o blog?
Antes de criar o Assunto Sobre Livros, eu acompanhava muitos blogs literários, portanto resolvi criar um blog com o objetivo de incentivar as pessoas a lerem e expor minha opinião através de resenhas. 
Tive muita dificuldade ao escolher um nome para o blog. Quando disse a uma amiga que iria criar um, ela perguntou: “Qual o assunto do seu blog?”. Respondi:  “É um blog que fala sobre livros”, sendo assim surgiu a ideia e foi criado o Assunto Sobre Livros.

-Quando viu que ele estava crescendo e se tornando algo maior que um hobby?
Notei que o blog se tornou mais sério quando autores e editoras começaram a entrar em contato comigo para fazer parceria, entretanto aceitei aos pedidos do meu interesse e todos os dias entrava no blog para escrever postagens. Seguidores surgiram e muitas pessoas elogiavam algo que de hobby passou a se tornar um trabalho no qual tenho imenso prazer em escrever.

-Como funcionam as parcerias com os portais, editoras e autores parceiros?
Cada editora, autor, blog e portais tem sua própria política de parceria. A maioria deles avalia o conteúdo do seu blog e assim entra em contato com o criador do site/blog para uma possível parceria onde é enviado um material para o blogueiro fazer divulgações. Lembrando que os próprios blogs também tem sua política de parceria, alguns não aceitam livros em e-book, enquanto outros aceitam, entre outros termos que o blogueiro cria.

-O blog é fonte de renda ou alguma gratificação?
Quanto melhor for o conteúdo do blog e mais visitantes/seguidores ele tiver, mais ele conseguirá fazer parceria com grandes editoras, entretanto o blogueiro receberá mais material para divulgar e atrair seguidores através de sorteios e publicações.

-Em, sua opinião, qual o limite para um blogueiro ou jornalista profissional aceitar os presentes ou “jabás” das editoras?
Infelizmente muitos jornalistas e blogueiros são subornados. Já passei por situações onde um autor entrou em contato comigo me oferecendo seu livro, mas para isso eu teria que escrever uma resenha falando somente dos “pontos positivos” de sua obra.  Nessa questão de Jabá ilegal, acho uma falta de ética e profissionalismo o jornalista ou blogueiro aceitar. Agora algo totalmente diferente onde não vejo limite algum é uma editora mandar seu material para ser lido e criticado ganhando uma avaliação positiva ou negativa do blogueiro ou jornalista profissional.

-Acha que estes presentes podem comprometer o conteúdo oferecido no blog?
Existem muitos blogs literários que conheço que fazem publicações sobre livros, mas acabam fazendo parceria com lojas de cosméticos, isso talvez incomode os seguidores que estão seguindo o blog por terem interesse no conteúdo literário e não nas divulgações de outras empresas. O Assunto Sobre Livros é um blog totalmente relacionado a livros e filmes, portanto pela minha política de parceria eu não escrevo postagens relacionadas a algo que não seja sobre os principais assuntos do blog.

-Futuramente, pretende atuar no mercado editorial ou algo relacionado?
Pretendo futuramente publicar meu livro e escrever várias obras, mas profissionalmente vou me formar em algo bem diferente da área e deixar a escrita como meu segundo trabalho.

3 Assuntos:

André disse...

Que tri! Parabéns e boa sorte, Gunia! :D

Maria Elita disse...

Mas que legal ler essa reportagem, fico muito orgulhosa de ti. Sabia dessa tua paixão por livros desde os tempos da escola, mas quanto a escreveres um livro, me deixou muito feliz mesmo.
Assim que ele for publicado me avisa porque vou querer ele com autógrafo.
Muito sucesso pra ti hoje e sempre. Beijos ...

She disse...

Amei, minha querida! Parabéns!
Beijo, beijo!
She

Postar um comentário