terça-feira, 22 de abril de 2014

A Culpa é das Estrelas - John Green

A Culpa é das Estrelas
A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.
Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. 

Páginas: 288
Editora: Intrínseca
Avaliação: 5/5

O Que Achei do Livro:
Hazel Grace é uma jovem de 16 anos que sofre de metástase nos pulmões e câncer de tireoide em estágio avançado desde os seus 13 anos. Entretanto, Hazel frequenta um Grupo de Apoio toda a quarta-feira que é liderado por Patrick, o único jovem que tem mais de 18 anos. Várias pessoas com questões psicológicas de câncer frequentam o grupo no porão de uma igreja, mas Hazel é uma das poucas que está presente por obrigação dos pais.

Numa quarta feira quando Hazel estava indo até o Grupo de Apoio ela encontra seu amigo Isaac, o qual vai se operar das córneas e perder a visão, junto de Isaac está Augustus, um amigo pelo qual ele convidou que tem osteossarcoma, um tumor maligno dos ossos que acabou deixando Augustus com uma perna amputada. 
" -O.k. -ele disse, depois do que pareceu ser uma eternidade. - Talvez o.k. venha a ser o nosso sempre.
-O.k -Falei."

Augustus Waters é um menino de 17 anos, ex jogador de basquete e que tem muito o que viver pela frente, pois ele é SEC (Sem evidência de câncer). Durante a palestra no grupo de apoio, Augustus não tira os olhos de Hazel.  Logo eles se aproximam passando por momentos felizes e difíceis, assim nasce um amor verdadeiro.


Depois de bastante tempo resolvi ler A Culpa é das Estrelas, primeiro romance que leio do John Green. Já tinha ouvido falar do livro e sempre acabava vendo alguém com ele na mão ou tirando foto para postar no instagram, mas enfim... Amei do inicio ao fim e não consegui conter as lágrimas durante a leitura (Nossa, como sou clichê)

Os personagens são cativantes e o romance que vai se passando entre a Hazel e o Augustus é do tipo que nos faz suspirar a cada página, por algum motivo a história me prendeu e li em dois dias. A escrita do autor é maravilhosa, pois ela é rápida e direta sem muita enrolação.
O livro é narrado pela Hazel, portanto vimos todo o ponto de vista da personagem. A Hazel tem uns pensamentos que me identifiquei bastante, ela faz umas perguntas que aos olhos de outras pessoas não tem nenhum sentido.

Hazel e Augustus tratam o câncer como se fosse uma parte qualquer deles mesmo, tanto que no decorrer do livro eles fazem piadas de algo sério e isso foi uma das coisas que eu mais gostei no enredo, não tem todo aquele drama por causa da doença.
O casal é extremamente inteligente com um bom gosto literário, tanto que me surpreendi com o desejo que Gus escolheu para ele e Hazel (Só não conto para não soltar spoiler). Resolvi ler o livro perto do dia da estreia do filme, e não me arrependo, A Culpa é das Estrelas é o tipo de livro que sempre que der vou pegá-lo na minha estante para reler.

A unica coisa que achei desnecessária foi o Augustus fumar um cigarro apagado pelo fato de ser uma metáfora, mesmo assim entendi o ponto de vista dele nessa questão não filosófica.
O filme vai ser lançado em Junho e eu já estou aqui roendo as unhas de ansiedade para ir assistir, só espero que o filme seja fiel ao livro.

Agora pretendo comprar "A estrela que nunca vai se apagar" e ler outros romances do John Green, pois de alguma forma o autor já me conquistou.
Recomendadíssimo, ok?

Trechos do livro:
"Todo mundo deveria ter um amor verdadeiro, que deveria durar pelo menos até o fim da vida da pessoa".

"-Você sabe que tentar me manter a distância não vai diminuir o que eu sinto por você"

"O verdadeiro amor nasce em tempos difíceis".

3 Assuntos:

Juliete Rosy disse...

Já li em alguns blogs sobre "A culpa é das estrelas" e sempre comento a mesma coisa, que eu ameii o livro e estou ansiosa pelo filme... ótima resenha!

http://mundo-restrito.blogspot.com.br

Fabrica dos Convites disse...

Sem dúvida um livro que todos deveriam ler.
Bjs, Rose

Em comum disse...

Esse livro é um dos meus favoritos, e estou morrendo de ansiedade para ver o filme.
Também chorei litros . Augustus ♥
Bjs
Amanda
http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

Postar um comentário