terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Conselho de Amiga - Siobhan Vivian

Conselho de Amiga
Ruby está completando 16 anos... mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena... e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.

Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 2/5


O Que Achei do Livro:
Ruby é uma tipica adolescente de 15 anos que mora com a mãe e grande parte do tempo fica junto de sua melhor amiga Beth e outras duas meninas novatas Katherine e Maria que resolvem se imiscuir na amizade das duas.
Ruby ainda sofre com o divórcio repentino de seus pais, sendo que a última vez em que se lembra de ter visto seu pai foi quando ainda era criança.
No dia do seu aniversário de 16 anos após suas amigas e sua mãe terem cantado os parabéns, a campainha soa e no meio de tanta euforia para conhecer melhor a Polaroid que ganhou de sua mãe, Katherine abre a porta e Ruby presencia a presença de um homem alto e magro com um charuto apagado na boca e um maço de flores cor-de-rosa, para sua surpresa aquele era seu pai.
"Estou sentada como um indiano dentro do closet, tentando me proteger do campo minado em que minha vida se transformou. Há pequenos explosivos a meu redor
 e não sei onde é seguro pisar. Tenho medo de detonar algo."

Inesperadamente, Ruby deixa cair o buquê que seu pai a deu e sai correndo junto de suas amigas, fazendo com que ele se arrependa de ter vindo.

Tudo o que ela deseja é se esquecer de tudo que acabará de acontecer, portanto decide ir comemorar com suas amigas. Maria surpreende todas com uma garrafa de champanhe que pegou de sua mãe sem ela saber, assim o aniversário de Ruby passa a ser uma data normal e divertida como qualquer outra, mas ela nunca se esqueceria de que seu pai estava mais perto do que pudesse imaginar.

Ruby e suas amigas são convidadas para o aniversário de Teddy Baker, o menino mais cobiçado da escola, portanto essa é uma oportunidade perfeita para Beth dar um empurrãozinho e fazer com que Ruby dê seu primeiro beijo em Teddy. Na festa tudo vai por água abaixo e Ruby descobre que Teddy não se passa de um mauricinho que não faz o tipo dela e que está namorando. Após se embebedar, Ruby perde um pouco a consciência e ao ir para rua se encontra com Charlie, o menino colecionador de bótons por quem logo se apaixona no meio disso tudo Ruby descobre que as pessoas com quem está andando não são tão confiáveis o quanto parecem.


Um ano depois de ter lido Não Sou Este Tipo de Garota me surge o lançamento do livro Conselho de Amiga. Amei o primeiro livro da Siobhan, mas esse segundo livro não me agradou nem um pouco.
A história é narrada pela protagonista Ruby, onde vemos o foco maior da personagem: Seu pai. Ruby é uma personagem muito orgulhosa que prefere esconder seus sentimentos em relação a seu pai, portanto ela fica quase todo o livro enrolando e falando o quanto se sente mal após ele ter abandonado ela e a sua mãe.

Tudo bem, eu até entendo Ruby, mas as vezes seu orgulho e sua mesquinhez faz com que o livro se torne parado e chatinho. Demorei muito para terminar de ler, mas consegui chegar no final.
O que salvou a história foi Charlie, ele é muito fofo e o tipo de menino perfeitinho, enquanto Ruby não chega nem perto de ser assim.

Gosto bastante da escrita da Siobhan, pois ela é direta e ao mesmo tempo detalhista, pena que o enredo foi fraquinho.
Agora o próximo livro que vou ler da autora é "Olho por olho", espero que ele me agrade assim como o livro "Não Sou Este Tipo de Garota".

Agradeço a editora parceira Novo Conceito por ter me mandado esse livro para resenha.
Recomendo para quem ama histórias do gênero infanto-juvenil!

Trechos do livro:
"-Não quero ser triste! E não gosto de pessoas que manipulam meus sentimentos".

"-Todos os homens são iguais. É como se eles tivessem um radar. Quando eles acham que a gente está em outra, eles aparecem de novo só pra nos confundir".

"Não estou fazendo caras e bocas para fingir algo, ou abrindo um sorriso falso. Só estou sendo eu mesma".

2 Assuntos:

Nina Tavares disse...

Oi Lara!
Li esse livro já tem algum tempo e tive a mesma impressão que você: li comparando com Não Sou Esse Tipo de Garota e me decepcionei. Talvez se tivesse lido só Conselho de Amiga tivesse gostado mais, mas o primeiro livro é tão bom que é difícil gastar de um segundo mediano...
B-jusssssss!

Dany disse...

Ainda iriei ler Não Sou Este Tipo de Garota, porém conselhos de amiga não em agradou muito. Primeiro porque na história em si não vi muitos conselhos assim, já que o nome do livro sugere que as amigas iriam interferir bastante na vida de Ruby.
Também achei a denominação das meninas um pouco forçada porque para mim a Beth não é tão leal como deveria ser, a Katherine nem de longe e perigosa e se toda fofoqueira fosse como a Maria então não teríamos fofoca no mundo.
Enfim, esperava mais do livro.
Beijos.

Postar um comentário