segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A Arte da Imperfeição - Brené Brown

A Arte da Imperfeição
Este importante livro é sobre a jornada de uma vida, deixando de se preocupar com "O que os outros vão pensar?" e acreditando que "Eu sou suficiente". A habilidade ímpar da autora em misturar pesquisa original com relatos faz com que a leitura de A Arte da Imperfeição pareça uma longa e animadora conversa com uma amiga muito sábia que oferece compaixão, sabedoria e ótimos conselhos. A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser. Somos levados a acreditar que, se pudéssemos ter um olhar perfeito e levar uma vida perfeita, já não nos sentiríamos inadequados. E se eu não posso manter todas essas bolas no ar? Por que não é todo mundo que trabalha duro e vive às minhas expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo? Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown, Ph.D, é uma especialista em vergonha, autenticidade e compartilha a coragem que aprendeu em uma década de pesquisas sobre o poder de viver sinceramente.

Páginas: 184
Editora: Novo Conceito
Avaliação: 3/5


O Que Achei do Livro:
Brené Brown é uma pesquisadora e especialista em vergonha. No livro ela nos mostra a imperfeição de pessoas que tem vergonha, autenticidade, se acham imperfeitas e inseguras de si mesmas, entre outras coisas que a autora nos explica.

De uma forma simples e direta, Brené nos mostra que nem sempre devemos viver a vida pelas outras pessoas e que não devemos ter vergonha do que fazemos ou deixamos de fazer por ter esse medo.
Muitas vezes deixamos de ser nós mesmos para agradar os outros e mostrar alguém que não somos. Quais os problemas que isso pode causar em nós?  No livro aprendemos grandes maneiras para que possamos se livrar disso e mostrar quem somos da melhor maneira possível: Mostrando o nosso melhor.
"Quando deixei de tentar ser tudo para todo mundo, passei a ter mais tempo, atenção, amor e conexão para as pessoas importantes na minha vida".

Algumas pessoas tem como defeito o perfeccionismo, este é outro assunto que o livro se trata. O que devemos fazer para parar com nosso perfeccionismo.


Detesto livros de auto-ajuda, mas "A arte da imperfeição" foi um livro que resolvi ler em um momento difícil que estava passando. Ao ler o livro, logo de começo ele me ajudou muito, esse foi o melhor livro de auto-ajuda que já li. 
Demorei bastante para tirar ele da minha estante e ler, pois quando recebi pensei: "Esse só pode ser mais um livro de auto-ajuda chato". Ao ter pensado nisso, vi o quanto estava errada em relação a ele.

Um ponto negativo que encontrei, na minha opinião, é que a autora escreve muitas partes sobre pessoas que tem muita "vergonha" e isso é algo que eu não preciso muito, se fosse pessoas "sem-vergonha" tudo bem... hahaha.
Para as pessoas que são muito tímidas e que tem vergonha de coisas que a fazem pensar em: "Oh... e agora, o que vão pensar de mim?" esse é um livro que eu super recomendo e tenho certeza que vai ajudar muito as pessoas que tem esse pequeno defeito.

Também não gostei de partes em que a Brené fala muito da vida dela, e eu fiquei tipo "O que eu quero saber da sua vida?" sendo que não fazia sentido nenhum, mas enfim... o importante é que li até o final.
A melhor parte na minha opinião é quando Brené nos explica sobre o perfeccionismo e a importância de nós ter coragem de fazer alguma coisa importante em nossas vidas.

Recebemos muitas lições de vida em cada página do livro e também o quanto é importante aprender com nossos próprios erros e a importância de perdoar as pessoas.

O livro possui poucas páginas, li ele em dois dias, mas poderia ter lido em apenas um dia. Em relação ao livro do começo ao fim, ele tem seus pontos fracos e seus pontos fortes, portanto minha avaliação em relação a ele é media.

Agradeço a editora parceira Novo Conceito por ter me mandado esse livro para resenha.
Recomendo para aqueles que se identificaram com algumas partes e para quem ama livros de auto-ajuda!

Trechos do livro:
"O problema é que quando não nos preocupamos com a vergonha, ela se ocupa da gente. E um dos caminhos que ela usa para entrar na nossa vida passa pelo perfeccionismo".

"Você tem que ser corajosa em sua vida, para que outros possam ser corajosos na deles".

"Somos as pessoas mais obesas, viciadas, hipocondríacas e endividadas de todos os tempos".

Book Trailer:

3 Assuntos:

Máh disse...

Oie!

Vim aqui te convidar para o Book Tour que estou realizando no meu blog, com o livro "A culpa e das estrelas". Caso se interesse, ou para saber mais, e so dar uma olhada nesse link:

http://stormofbooks.blogspot.com.br/2013/01/book-tour-culpa-e-das-estrelas.html

Beijos!

Mah - Storm of Books.

Raquel Miranda disse...

Também pensei a mesma coisa desse livro! Mas agora vejo que talvez eu tirasse boas lições como você disse. Eu sou uma pessoa que pensa muito no que vão pensar de mim kkk o livro ainda não me encantou totalmente porque ainda é autor ajuda! kkk Amei a resenha.

Abraços, Raquel.

Fernanda Bizerra disse...

Ainda não conhecia, mas já fiquei interessada, gosto de livro que posso tirar dele algumas lições..

Parabéns pela resenha!

Tem promoção no blog, participe!

http://fernandabizerra.blogspot.com.br/


Beijokas!

Postar um comentário