terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Sala de Embarque - Marcos Mantovani

Sala de Embarque
"Atenção, senhores passageiros: nesta Sala de Embarque, qualquer das partidas (crônicas) leva a uma viagem deveras inebriante. A decolagem está autorizada a quem interessar adquirir uma preciosa experiência literária, em que as travessias propostas por Mantovani deságuam em uma bagagem de excesso gratificante. Um volume maior de própria vida, adquirido nas rotas de cultura, arte e comportamento tão bem conjugadas e traduzidas pelo autor. Com referências de mundo absolutamente oportunas, e feeling em máximo estado de alerta, perspicácia e poesia para singelos eventos cotidianos, o desfecho de cada texto incrusta na alma do leitor o sentimento de que viver é mesmo uma viagem. Um percurso que nos cabe realizar (diferente do que rege a tradicional cartilha) com os cintos rigorosamente soltos. Vocês não poderiam embarcar numa melhor!" Dudu Oltramari, cronista. 

Páginas: 144
Editora: Belas Letras
Avaliação: 4/5



O Que Achei do Livro:
O livro é divido em duas partes, "Viagem, arte e literatura" e "Comportamento e flerte", a primeira parte contém 35 crônicas sobre os dias que o autor passou na Itália, as artes que ele passou a conhecer e ele também fala sobre autores e livros.

Enquanto a segunda parte contém 27 crônicas que falam sobre relacionamentos, dias escolares, música, filmes, entre outros assuntos que o autor passou em sua vida e expressa o que pensa sobre os tempos de hoje.
Cada crônica não passa de duas páginas, a leitura é bem rápida e leve. Ao ler vemos o ponto de vista do que  o autor pensa de tal assunto, pra mim foi impossível não se identificar com as opiniões dele.


Confesso que desde criança detesto crônicas, tenho um grande pavor por crônicas. No começo pensei que esse fosse mais um livro de crônicas chato, me enganei completamente (Dica: Nunca julgue um livro sem antes lê-lo) no meio de 60 crônicas teve umas 5 das quais eu não gostei muito, enquanto ao resto me surpreendi e amei.
Um dos quote que gostei foi:
"Nos dias atuais - não tão inspiradores -, estileiras musicais
nascem a todo instante, gritam por um tempo e depois são 
melancolicamente ignoradas. Eis a razão para agradecer
com veemência os célebres músicos que conseguiram fortalecer a 
frágil autoestima do mundo... Elvis Presley, poxa, 
obrigado por ter pensado o rock and roll!"

Eis o meu primeiro livro de crônicas que gostei e se tornou meu preferido. Um livro bem agradável para passar o tempo.
A editora caprichou muito na diagramação e na capa do livro. Primeiro livro que leio da Belas Letras e já gostei.
Agradeço a editora parceira Belas Letras por ter me mandado esse exemplar.
Recomendadíssimo!

Trechos do livro:
"É importante que as opiniões apareçam. O mundo precisa de vozes que façam alguma diferença".


"O mundo está abarrotado sobremaneira. E a coisa vai piorar, panelas transbordarão... A tosca falta de respeito é a visão que tenho do futuro."

6 Assuntos:

Laís Doce disse...

Olá! Está rolando uma promoção bem legal lá no blog. Confere lá: http://laisdoce.blogspot.com/2012/01/promocao.html

Marcos Mantovani disse...

Larissa, muito obrigado pela resenha!

Espiei um pouco o teu blog e gostei!
Continue assim... A literatura faz transcender.

Forte abraço!
Marcos Mantovani

Just Livros disse...

parece interessante, vou procurar pra comprar!

Passa no meu blog? Tem Promoção:
http://www.just-livros.blogspot.com/

Gabi Lima disse...

Oi Larissa!
Também não sou muito fã de crônicas, mas esse livro parece ser bem legal. Gostei da capa. Me fez lembrar o filme O Terminal. haus

Bjs
Gabi Lima
http://livrofilmeecia.blogspot.com

Raquel Miranda disse...

Crônicas não é o meu gênero preferido, porém sempre que li uma crônica levei uma mensagem legal, estou até precisando ler umas, esse livro pode ser uma boa escolha. Amei a resenha, e não sei se estou enganada a capa é um homem esperando o embarque não é?!
Beijos

Raquel Miranda - Nós e Livros

Beatriz Nathaly disse...

Parece interessante, embora nãos seja muito fã de crônicas. Mas ler sempre é bom, e cada um tem sua opinião sobre certo livro. Vou procurar compra-lo e assim dar minha opinião ^^

Postar um comentário