sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Confissões de um turista profissional - Kiko Nogueira

Confissões de um turista profissional
Quem gosta de viajar, e viaja mesmo (isto é, não faz turismo pra inglês ver), sente uma vontade danada de falar a verdade sobre os lugares que visitou. Coisas como: vale a pena todo aquele trabalho no Louvre para não ver a Monalisa? Existe algum lugar mais insalubre do que uma barraca de praia no Nordeste? Ou ainda: por que o Brasil precisa de mais uma obra de Oscar Niemeyer, o veterano arquiteto que deixa um rastro de concreto aonde quer que vá? Mas falar essas coisas é, no mínimo, tornar-se um chato. Pois Jota Pinto Fernandes, alter ego de Kiko Nogueira, é o chato que vive em cada viajante. Corajoso e desbocado o suficiente para dizer o que as agências e seu amigo que acabou de chegar de Nova York nunca falarão. Escrito pelo ex-diretor da revista Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, Confissões de um Turista Profissional é uma leitura para quem quer olhar as lindas fotinhos no celular, na volta daquele pacote inesquecível, e pensar: “E não é que era isso mesmo...?”

Páginas: 94
Editora: Novo Conceito

O Que Achei do Livro: 
Nesse livro, Kiko Nogueira nos apresenta os principais fatos que passou nas suas viagens, ele escreve as situações que passou de maneira bem humorada.
Ao todo são 37 crônicas com o tema turismo. As crônicas são bem curtas fazendo com que a leitura se torne leve e rápida, li em poucas horas.

Como eu tinha dito na resenha do livro Sala de Embarque, não sou fã de crônicas, entretanto ainda não sei qual avaliação a dar para esse livro, pois ele não faz muito meu estilo por causa que não viajo com tanta frequência.
Resolvi ler esse livro para passar o tempo, ainda  mais que ele é bem curto com poucas páginas, no começo pensei que seria uma leitura bem divertida, mas na maioria das vezes não concordei com algumas coisas que o autor escreveu e fez com que eu me irritasse, como por exemplo quando ele vai á Paris e fala para que as pessoas não visitem o quadro da Monalisa, também tem quando ele vai para Orlando e diz que é um "Paraíso Artificial", onde é uma armadilha para turistas elevada á categoria de superpotência, entre outras coisas absurdas que ele escreveu.


Em relação a capa e a diagramação foi algo que gostei, pois a capa tem tudo a ver com as crônicas, e cada crônica tem um desenho e uma frase a respeito do assunto que se trata.


Esse é um bom livro para pessoas que querem algumas opiniões sobre viagens, o autor narra de um jeito bem simples sem fazer com que a leitura se torne cansativa. Infelizmente foi um livro de crônicas que não gostei muito.
Agradeço a editora parceira Novo Conceito por ter me mandado esse livro para resenha.
Recomendo para quem ama viajar.

Trechos do livro:
"O mico em uma viagem é algo que nos engrandece. Você só se torna um ser humano completo depois de encarar uma situação constrangedora".

"Uma viagem legal para qualquer parte do planeta inclui, inevitavelmente, coisas que já se tornaram populares - o que não significa que sejam piores ou melhores".

5 Assuntos:

Dani Côrtes disse...

Oi Larissa mesmo que não tenha gostado muito eu achei interessante, parece também ser bem engraçado. Adorei o trechinho sobre o mico, com certeza sou um ser humano completo pois sempre pago muito mico!! Hahaha

Larissa disse...

Dani- Que bom que você gostou, eu não gostei muito porque também esperava mais do livro.
Esses trechos foram os que mais me chamaram atenção, também gostei do primeiro trecho que coloquei.
Bjs...

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Larissa! Estou ansiosa para ler Confissões de Um Turista Profissional! Beijos!

Just Livros disse...

Essa resenha me deixou mais curiosa pra ler esse livro, gosto de crônicas.

Passa no meu blog? Tem Promoção:
http://just-livros.blogspot.com/

Alinne disse...

Oi Larissa!
Eu já li esse livro e até gostei, achei interessante algumas coisas que foram citadas, porém houve outras que me desagradaram pois achei um pouco preconceituosas, mas tirando isso o livro foi bem agradável.
Parabéns pela resenha.
Beijos.

http://booksedesenhos.blogspot.com

Postar um comentário