segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Água Para Elefantes - Sara Gruen

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.


Páginas: 272
Editora: Arqueiro
Avaliação: 4/5



O Que Achei do Livro: " - Você realmente acha que esse é o maior espetáculo da Terra?"
Jacob Jankowski tem 93 anos, ele foi mandado para uma casa de repouso e lá sua vida fica triste e angustiante. Jacob começa a relembrar seu passado, onde ninguém nunca soube de como tudo começou e terminou.
Nos seus 23 anos quando ia se formar uma tragédia aconteceu e fez com que Jacob desistisse de sua carreira como veterinário. O que restou foi fugir para um lugar muito longe, sem nenhum dinheiro.
Um trem passa por Jacob, logo ele consegue entrar e a partir dai sua vida começa a mudar.


O trem é de um circo chamado "o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini". o empresário do circo mais conhecido como tio Al, coloca Jacob para trabalhar como veterinário dos animais.
"Cuidar deles e essa é a minha convicção absoluta e inabalável. Não importa o que eu tenha feito na noite passada, não posso abandoná-los. Sou o pastor, o protetor deles. E é mais que um dever. É um compromisso com meu pai." 

Ao longo da estória Jacob faz amigos e se apaixona por Marlena, uma artista que faz número junto dos cavalos do circo. 
"Quero me derreter dentro dela, como manteiga numa torrada. Quero absorvê-la e andar por aí pelo resto dos meus dias com ela incrustada na minha pele." 

Marlena é casada com August, que é um homem horrivel. Ele agride os animais do circo e fica totalmente fora de controle quando está com raiva.
No meio da estória surge Rosie, uma elefanta burra e esperta que não sabe fazer nada além de comer. Jacob fica fascinado pela elefanta, assim como também é fascinado por Marlena.

Acontece coisas terríveis ao longo da leitura e Jacob conta qual o maior segredo que guardou em sua vida, sem contar para ninguém durante 70 anos.


Água para elefantes foi um dos melhores livros que já li. A estória é fascinante, assim como os personagens.
Esse livro não me emocionou, mas me fez sentir muita raiva de certos personagens.
No momento que vi o trailer do filme, fiquei louca de vontade de ler o livro (primeiro ler para depois ver o filme). Aliás, muitas pessoas estavam lendo esse livro e li ótimos comentários sobre ele.
Rosie e Walter foram os melhores personagens na minha opinião. Rosie sendo uma elefanta que não mostra todo o talento que tem e Walter um personagem que se faz de durão e não se desgruda de sua cachorrinha Quennie.
A forma como Jacob narra é surpreendente. Impossível largar o livro sem chegar até o final.
Confesso que odeio circo por dois motivos: o primeiro é que tenho um trauma com palhaços. O segundo é que imagino os animais do circo serem agredidos.
Em relação ao filme, pretendo não ver. Vi apenas pequenas partes do começo e não gostei muito e como no livro eu já imaginei as cenas horríveis das agressões com os animais, pretendo não ver o filme por esse motivo.
O romance de Jacob e Marlena é encantador, mas não se repara com o amor que Jacob sente pelos animais. 
Gostei muito das partes em que Jacob está com 90/93 anos na casa de repouso, Ele passa por alguns momentos engraçados lá (ri horrores em certas partes).
O livro é bem detalhado e não nos deixa morrendo de sono, a narrativa é ótima e o final é surpreendente.
Agradeço á editora parceira Arqueiro, por ter me mandado esse livro.
Recomendadíssimo!

Trechos do livro:
"Suas orelhas pendem e seus olhos se estreitam. Meu coração se aperta porque acho que ela está respondendo ao que eu sinto."

"Não falo muito sobre esses dias. Nunca falei. Eu tinha medo de deixar escapar alguma coisa. Sabia como era importante guardar um segredo dela e de fato o guardei - pelo resto de sua vida e depois. Em 70 anos, nunca o revelei a ninguém."

Trailer do filme:

10 Assuntos:

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Larissa! Já li Água para Elefantes e amei! Me emocionei bastante e cheguei a chorar com o livro! Beijos!

Angela Graziela disse...

Olá, tudo bem?
Ainda não li este livro e nem assisti ao filme
Mas tenho muita vontade!

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Natalia Dantas disse...

Oi.
Tudo bem?
Esse livro é demais, mesmo que eu tenha começado a ler mais não terminado, não porque eu não tenha gostado pelo contrário, férias chegou e tinha que tirar uns dias de descanso. ¬¬'
Ótima resenha.
Beijkos :*
Natalia.
http://musicaselivros.blogspot.com/

Cassia disse...

Esse livro parece ser lindo me interessei por ele desde quando lançou, mas você sabe néh difícil ter todos os livros!!

http://aleitoracassia.blogspot.com/

Aione Simões disse...

Oi Larissa!
Eu também não gosto de circos pelos mesmos motivos que você, mas quero ler o livro, ele parece ser lindo! É o que diz a grande maioria, pelo menos!
Beijos!

. pamela moreno santiago disse...

Bom dia!
Vim hoje te convidar para fazer parte de um blog de resenhas literárias bem diferente, e com várias parcerias.
Te espero lá.

Beijos, Pamela.

Raquel Miranda disse...

Oi, tem resenha do mesmo livro no meu blog, mas eu não li. Ouvi muitas opiniões do livro e fiquei pensando se eu não pegava ele de novo para ler, mas as agressões pelo que me contaram são muito forte. Gostei muito da sua resenha, assim como as outras que eu li ela me mostrou o lado bom e o ruim do livro.
Abraço
Nós e Livros

Kézia Lôbo disse...

Esse livro é lindo, gostei demais.... E a adpataçao no cinema tbm, não deixou nada a desejar! XD

Pedro_Almada disse...

Tem uns dois anos que eu dei uma olhada nesse livro, queria comprar mas acabei escolhendo outro... depois disso nunca mais me vi de frente pra esse livro. Pelo que dizem, fiz tudo errado rsrs

Um dos melhores? então deve ser bom mesmo xD
vou conferir o filme, saber se a história é boa (mas só porque Reese tá la xD

grande abraço, fica na Paz!

Pedro Almada
@Pedro_Almada
http://inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com/

Lilo disse...

Oláa! Como vai?
Eu já ouvi muito falar desse livro, tenho até uma certa curiosidade para ler, mas sou igual a vc, não gosto de circo e de qql coisa que envolva palhaços. Sua resenha despertou meu interesse. O filme eu tbm acho que nem veria, é bem provável que o roteiro tenha sido todo remodelado. Mas valeu a dica!
Bjos e sucesso.
Lilo
Redenção

Postar um comentário