segunda-feira, 25 de julho de 2011

Resenha: Desabafos + Despir da Alma + De A a Z palavras para o dia a dia - Elder Prates

Desabafos
Todo ser humano possui desejos pessoais, angústias, medos, um limite para tudo e, quando esse limite termina, é hora de gritar... "Me desculpe por não te levar comigo, Roberto. Mas é que seus sonhos são muito pequenos para os tantos quilômetros que quero percorrer. Você não toparia certas coisas, e eu não aguento mais alguém me dizendo o que tenho que fazer. Me deixe em PAZ. E fique em PAZ você também. Talvez um dia eu até volte. Mas só depois de ser feliz". Trecho de uma das cartas do livro. (RECOMENDADO PARA MAIORES DE 14 ANOS)

Páginas: 104
Editora: Livro Pronto

O Que Achei do Livro:
Nesse livro Elder Prates nos mostra 29 cartas de personagens que escrevem desabafos de suas vidas.
Uma das cartas que mais me agradou foi a primeira de um menino que escreve uma carta ao papai noel e a única coisa que ele pede é um emprego para sua mãe e assim ela para de bater nele. Essa carta foi a que mais me tocou, um de seus trechos que eu mais gosto é esse: 
"Fico todo Natal esperando o senhor passar com o seu trenó e as suas renas. Mas acho que aqui perto de casa as crianças não são muito boazinhas, porque eu nunca vi o senhor passar."

Elder Prates escreveu de uma forma genial esse livro, fazendo com que ele se torne tão real para nós, gostei bastante da forma que ele escreveu os desabafos falados pelas mulheres e também sobre o homossexualismo. 
Cada pessoa que ler vai se identificar com algum desabafo e também vai se lembrar de algum conhecido que já viveu numa situação parecida.

Despir da alma
Elder Prates não é mais um no meio de tantos, ele é uma pessoa que veio para somar, acrescentar na literatura brasileira com seu novo estilo de escrever sonetos, dividido em duas estrofes de sete versos. E veio multiplicar com suas palavras de amor, incentivo e paz... Em seus versos epítetos visualizamos a cromática de cada palavra, onde enxergamos até onde vai a sensibilidade humana. Porque ler Elder Prates não é apenas ler palavras, é sentir que elas estão vivas. 
Páginas: 68
Editora: Livro Pronto

O Que Achei do Livro:
É muito dificil eu gostar de poesias, mas até que resolvi ler esse livro e no meio de 66 poesias a maioria me chamou atenção e fez com que eu gostasse realmente das poesias que o Elder escreveu.
Se eu colocasse aqui nessa resenha as que eu mais gostei, iria escrever o livro inteiro rsrsrs. Vou colocar então a minha preferida (Foi dificil escolher uma para ser minha preferida no meio de várias).

Vou-me para longe
 
Vou-me para longe, para outra paragem.
Partirei sem roupas, sem lembranças.
Não carregarei mágoas de ninguém.
Apenas levarei meus sonhos, esperanças.
Vou-me para longe, vou-me embora.
Carregando comigo alguns sorrisos.
E muitas lágrimas na mala.

Talvez um dia eu volte, um dia...
Quem sabe mais lúcido, ou mais louco.
Mas é fato que voltarei, um dia...
Talvez para sempre, ou apenas por um tempo.
Lembrarei dos bons e dos maus momentos.
De tudo o que já fiz na vida.
Lembrarei dos amigos, e não me esquecerei dos inimigos.

Elder Prates fez com que eu me apaixonasse por poesias e com que esse livro se tornasse o meu preferido.

De A a Z - Palavras para o dia a dia
Palavras podem ser apenas palavras, como também podem ser lâminas que cortam a alma. Elas podem ser passageiras, duradouras, belas ou duras, palavras podem ser luzes que iluminam a vida. E são palavras que este livro traz caro leitor, palavras que desejamos ser para você, como brisa em uma tarde de primavera. Desfrutem de nossas palavras, e conheçam a essência de nossas almas.
Páginas: 64
Editora: Livro Pronto

Uma leitura rápida para se ler em qualquer lugar que estiver. As mensagens são perfeitas para o dia-a-dia.
Concerteza a letra L escrita por Elder Prates foi a que eu mais gostei.
Junto com seu amigo Paulo Siqueira, Os dois criam diversos pensamentos fazendo com quem está lendo reflita os sentimentos que estão escritos.
Letra L

Lamente-se Menos.
Lute, enfrente os desafios.
Leve a vida numa boa.
Liquide qualquer dívida.
Ligue os pontos que pareçam distantes.
Livre-se das adversidades.
Limpe primeiro o teu quintal.
Litografe tua história num metal.
Lucre e aprenda com o teu erro.
Lembre-se sempre de dizer obrigado.
    Elder Prates

Obrigada ao autor parceiro Elder Prates por ter me mandado suas obras para resenha e para sorteio (que já foram sorteadas).

4 Assuntos:

Julia G disse...

Gostei da idéia do livro Desabafos, acho que esse tipo de conto é muito interessante. Muito legal as resenhas resumidas, assim dá para ter idéia do que o livro quer passar e como você se sentiu ao lê-lo.

Bjos
Conjunto da Obra

Elder Prates disse...

Querida, não sei nem como agradecer o espaço que forneceu-me aqui, e menos ainda às suas palavras tão carinhosas. Fiquei lisonjeado e extremamente emocionado por dizer que o "Despir da alma" tornou-se o seu favorito.
Muito obrigado, de coração. Foi um prazer participar deste blog maravilhoso.
Enoooooooooorme beijo, querida!

Elder Prates.

Gabriela Silva disse...

Oi tudo bem? Eu te indiquei a um Meme Literário lá no Blog: http://migre.me/5lSHz Mil Beijos!

Daniele disse...

Olá, tudo bem amiga parceira? :)
Venho aqui pra falar que o meu blog está com um novo layout pois tive problemas com o layout antigo, então o banner mudou também! Passa lá e pega o código novo no Link me!

Beijinhos

http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

Postar um comentário